Porque comemos Bolas de Berlim na praia?
2 Setembro, 2016
O Lixo vale Dinheiro em Campolide
15 Setembro, 2016

Nasceu a 1º Praia para Cães em Portugal

Nasceu a primeira praia para cães em Portugal, na zona de Peniche, na praia Porto Areia do Norte.

Muitos são os portugueses com animais de estimação, atingindo assim 6 Milhões e meio de animais domesticados. Dentro deste número, os caninos são os seus preferidos.

Além de animais que coabitam no mesmo espaço, os portugueses adoram praia, verão e muito calor. Mas estes deparam-se todos os anos, de Junho a Setembro, com um problema: Ir à praia sem o patudo ou ficar por casa com a companhia deste e do ar condicionado?

Até ao dia 6 de Agosto deste ano, não era possível combinar praia vigiada com animais de estimação.

Muitos foram e são os portugueses que procuram praias resguardadas e não vigiadas para poderem usufruir de um bom mergulho com a companhia do seu melhor amigo de quatro patas. Mas claro, estas praias não têm condições essenciais ao dono muito menos ao seu amigo.

E assim nasceu a primeira praia para cães em Portugal, a 6 de Agosto de 2016, na zona de Peniche, na praia Porto Areia do Norte. A Câmara Municipal de Peniche, uniu o que pensava ser todas as características e regras necessárias para numa praia poder haver um equilíbrio entre animais e pessoas.

Esta praia encontra-se cercada por dunas de forma a não existir a possibilidade dos animais atravessarem para praias vizinhas com concessões, e encontra-se equipada com dispensadores com sacos de plástico, condições sanitárias adequadas, sinaléticas e avisos.

Esta iniciativa teve início pela Câmara Municipal de Peniche e apoio da Autoridade Marítima.

Não há desculpa para abandonar

No Verão muita coisa acontece, a temperatura sobe, os banhos tornam-se necessários, a fruta torna-se deliciosa e fresca e a Coca-cola substitui o café. Mas não é só isso que o Verão trás consigo. O Verão trás vontade de colocar dias de férias e agarrar no meio de transporte mais adequado rumo ao mais litoral possível. Isto, muitas vezes traduz-se em abandono animal. Todos os Verões mais de 20 mil animais de estimação são abandonados, sendo os cães os com maior percentagem de abandono.

Não há desculpa para abandonar um companheiro para vida, mas muitas são as pessoas que argumentam que os hotéis para animais são muito caros e não têm onde os deixar, visto que aproveitar o verão é uma prioridade, há que se tomar decisões.

Pois bem, a 1º Praia para Animais foi inaugurada no Verão de 2016, deitando abaixo argumentos como esses. Não há desculpas, finalmente podemos aproveitar de um dia de praia com o nosso melhor amigo de quatro patas sem quaisquer problemas ou dificuldades.

Espera-se que esta iniciativa seja um exemplo para outras Câmaras Municipais do litoral e consequentemente, diminua o números de animais abandonados nos meses de calor.

Mas para um bom funcionamento deste cantinho criado especialmente para os nossos amiguinhos de quatro patas, é necessário haver uma consciencialização por parte do dono. O mesmo deve cumprir as regras e cuidados a ter para manter na Porto Areia do Norte um bom equilíbrio entre o Homem e o Animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *