Nasceu a 1º Praia para Cães em Portugal
15 Setembro, 2016
Temos mais em comum com o resto do Mundo do que poderíamos pensar
16 Setembro, 2016

O Lixo vale Dinheiro em Campolide

Uma iniciativa da Junta de Freguesia de Campolide procura promover a reciclagem e ajudar a estimular o comércio local.

E se o lixo pudesse valer dinheiro? Em Campolide isso vai acontecer.

A Junta estava preocupada com os resíduos que prejudicavam a higiene urbana daquele que é um dos bairros mais históricos da capital.

Nasceu por isso uma excelente iniciativa que cruza a importância de manter o bairro limpo com a necessidade de estimular o comércio local.

“Pago em Lixo” é o nome do projeto em que por cada quilo de lixo entregue, recebe-se uma nota de Lixo. Este é o nome da moeda local que vai poder ser utilizada em cafés, mercearias, restaurantes e outros estabelecimentos em Campolide que aderiram à iniciativa.

Conseguir mudar o comportamento de uma parte da população, que ainda tem hábitos bastante precários em termos de higiene urbana. – André Couto, presidente da Junta de Freguesia de Campolide

Transforma-se assim os resíduos urbanos em moeda de troca para poder ser utilizada no comércio tradicional para comprar um café, fruta ou medicamentos.

Um quilograma de lixo reciclável entregue nos pontos de recolha em determinadas zonas de Campolide (supervisionados por funcionários da Junta) pode ser trocado por duas notas “Lixo”. Cada nota corresponde a um euro que pode ser utilizado em cerca de 70 estabelecimentos locais que serão reembolsados pela Junta quando receberem a moeda Lixo.

Existe um limite no número de quilos que poderão ser entregues, no máximo cada pessoa poderá trocar 20 euros em Lixo.

Os habitantes de Campolide poderão entregar o seu lixo ou lixo que encontrarem e recolherem da rua.

A preservação do meio ambiente e o comércio local são duas áreas de intervenção consideradas prioritárias pela Junta de Freguesia de Campolide.

A Junta de Freguesia de Campolide lançou um site com mais informações sobre a iniciativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *